Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015
Transcript of Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015
9 / 10 STARTUPS FALHAM
66% DAQUELAS QUE
SOBREVIVEM MUDAM
DRASTICAMENTE SEUS
PLANOS.
O QUE IMPORTA NÃO É O
MELHOR PLANO A, MAS ENCONTRAR UM PLANO
QUE FUNCIONE ANTES QUE ACABEM OS
RECURSOS.
O RECURSO MAIS
ESCASSO É O
TEMPO!
O QUE É MODELO DE NEGÓCIO?
CLIENTE
DORES
ANSEIOS
JOB TO BE DONE
Clayton M. Christensen
JOB TO BE DONE
JOB TO BE DONE
JOB TO BE DONE
JOB TO BE DONE
JOB TO BE DONE
JOB TO BE DONE
JOB TO BE DONE
PROPOSTA DE VALOR
RECEITAS E DESPESAS
EXEMPLO DE MODELO DE NEGÓCIO
LEAN CANVAS
Lean Canvas
LEAN CANVAS
LEAN CANVAS
BUSINESS MODEL CANVAS
LEAN CANVAS
Mensagem única, clara e convincente que indica o motivo de sua solução ser diferente e valer a pena prestar atenção.
Top 3 funcionalidades
Top 3 problemas
Atividades chave dos usuários que irá medir
Não podem ser facilmente copiados ou comprados
Público-alvo
Caminhos até os clientes
- Modelos de receita - Receitas - Margem de lucro - Lifetime Value (valor do tempo de vida)
- Custos de aquisição de clientes - Custos de distribuição - Tecnologia - Pessoas
EXEMPLO DE LEAN CANVAS
CALORIAZ
LEAN CANVAS
1. Separar clientes de usuários
2. Identifique grupos pequenos de clientes
3. Um canvas para cada segmento de clientes
4. Algumas áreas podem ficar em branco
5. Pense no presente
DICAS GERAIS:
LEAN CANVAS
1. Defina os clientes
2. Identifique os primeiros adotantes
3. Liste os principais problemas
4. Liste as alternativas existentes
CLIENTES E PROBLEMAS
CALORIAZ - CLIENTES E PROBLEMAS
PROBLEMA
• Fazer dieta é muito chato e entediante
• É difícil persistir numa dieta
• Conviver com o fracasso na dieta é péssimo
Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.
Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Adotantes iniciais: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.
SEGMENTOS DE CLIENTES
LEAN CANVAS
1. Mira nos adotantes iniciais
2. Foco nos benefícios
PROPOSTA DE VALOR
CALORIAZ - PROPOSTA DE VALOR
- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.
Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.
PROPOSTA DE VALOR ÚNICA
Ser feliz é mais importante do
que contar calorias.
LEAN CANVAS
1. Listar uma solução para cada problema
2. Não gaste muito tempo nisso
SOLUÇÃO
CALORIAZ - SOLUÇÃO
- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.
Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.
Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.
SOLUÇÃO
• Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado
• Interação social
• Compartilhamento de experiências
LEAN CANVAS
1. Construir e testar caminhos para os clientes
CANAIS
CALORIAZ - CANAIS
CANAIS
- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.
Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.
Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.
- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências
•Grupos de discussão sobre dietas
•Blogs
• Formadores de opinião
LEAN CANVAS
1. O preço é parte do produto
2. O preço determina seus clientes
3. Ser pago é a primeira forma de validação
CUSTOS E RECEITAS
CALORIAZ - CUSTOS E RECEITAS
ESTRUTURA DE CUSTOS
- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.
Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.
Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.
- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião
- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências
FONTES DE RECEITA
• Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00
• Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês
• 30 dias de Trial
• Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90)
• Break-even point: R$3.200 / R$9,90 = 324 clientes
LEAN CANVAS
1. Os números que mostram como seu
negócio avança
2. Documente as principais atividades dos
usuários que indicarão uso do seu produto
MÉTRICAS CHAVE
CALORIAZ - MÉTRICAS CHAVE
MÉTRICAS CHAVE
- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.
Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.
Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.
- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências
- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião
- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes
Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês
• Criar conta
• Anotar resumo do dia
• Compartilhar
LEAN CANVAS
1. Uma vantagem competitiva real é algo que
não pode ser facilmente copiado ou
comprado
2. Informação interna, Referência pessoal, O
time dos sonhos, Clientes existentes,
Networking, Comunidade
VANTAGEM COMPETITIVA
CALORIAZ - VANTAGEM COMPETITIVA
VANTAGEM COMPETITIVA
- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.
Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.
Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.
- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências
- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião
- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes
Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês
- Criar conta - Anotar resumo do dia - Compartilhar
• Conhecimento do mercado
• Contato com clientes
CALORIAZ - LEAN CANVAS
- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.
Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.
Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.
- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências
- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião
- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes
Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês
- Criar conta - Anotar resumo do dia - Compartilhar
- Conhecimento do mercado - Contato com clientes
PREMISSAS: HIPÓTESES & FATOS
HIPÓTESES
FATOS
SUA MISSÃO:
TRANSFORMAR HIPÓTESES EM
FATOS
MVP – Minimum Viable Product
Produto Mínimo Viável
MVP
“É o menor conjunto possível de recursos que dá autonomia ao produto para solucionar o ponto mais crítico de um problema e demonstrar o seu valor.”
-- Steve Blank
Mínimo Produto Viável:
ZAPPO’S
MVP CONCIERGE
MVP CONCIERGE
SE VOCÊ ESTÁ FELIZ COM
O SEU MVP, É SINAL QUE
FOI MUITO LONGE.
Por: Ash Maurya
Existe um problema que merece ser resolvido?
Problema e Solução
3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP
Por: Ash Maurya
As pessoas querem a minha solução para este problema?
Problema e Solução
Produto e Mercado
3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP
Problema e Solução
Produto e Mercado
Escala
Por: Ash Maurya
Como eu posso acelerar o crescimento do meu negócio?
3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP
Problema e Solução
Produto e Mercado
Escala
3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP
Startup Weekend
FASES DO RUNNING LEAN
1. Compreender
o Problema
2. Definir a Solução
3. Validação
Qualitativa
4. Verificação
Quantitativa
FASES DO RUNNING LEAN
FASE 1: COMPREENDER
O PROBLEMA
Quem possui o problema? Qual é o principal problema? Como é resolvido hoje?
FASES DO RUNNING LEAN
FASE 2: DEFINIR A
SOLUÇÃO
Como a solução deve funcionar? Quem será o primeiro adotante? O modelo de cobrança funciona?
FASES DO RUNNING LEAN
FASE 3: VALIDAR
QUALITATIVAMENTE
Percebem a proposta de valor? Como encontrar primeiros adotantes suficientes para apoiar a aprendizagem? Está sendo Pago?
LEAN CANVAS
Mensagem única, clara e convincente que indica o motivo de sua solução ser diferente e valer a pena prestar atenção.
Top 3 funcionalidades
Top 3 problemas
Atividades chave dos usuários que irá medir
Não podem ser facilmente copiados ou comprados
Público-alvo
Caminhos até os clientes
- Modelos de receita - Receitas - Margem de lucro - Lifetime Value (valor do tempo de vida)
- Custos de aquisição de clientes - Custos de distribuição - Tecnologia - Pessoas
E AGORA?
GET OUT OF THE BUILDING
A VERDADE ESTÁ LÁ FORA.
FALHE RÁPIDO, APRENDA RÁPIDO.
ENTREVISTA DE PROBLEMA
ENTREVISTA DE SOLUÇÃO E PREÇO
ENTREVISTA DE MVP
Google: “ebook bizstart”
APOIO
Neste ebook estão os guias de entrevista já em português, bem como o lean canvas usado nos exemplos:
Imagens: gettyimages.com
Rafael Leite [email protected] http://bizstart.com.br